04 julho 2016

O meu rio azul

Minha colaboração respondendo ao convite tão amável que Rosélia me fez para comemoração do 7º aniversário do seu Blogue Espiritual - Idade.
Desde que nasci numa pequena aldeia do centro do País que o azul do céu exerceu em mim um fascínio que tenho dificuldade em explicar.  Muitos anos volvidos o Rio Tejo, que rodeia a aldeia lá em baixo a perder de vista, sempre azul, passou a fazer parte intrínseca de mim e nele estão  reflectidos e imbuídos todos os afectos, todos os ecos de tempos passados que me marcaram para sempre. Céu e rio numa união perfeita que só Deus na sua enorme magnificência criou. Sim, para mim está tudo azul, quando em qualquer circunstância o meu rio me entra nos olhos, no coração.

Escrevi um poema em Maio passado que deixo como participação.


Este é o rio que desde a infância me corre nas veias.
Rio azul debruado por nuvens de algodão
encrustadas nas planícies verdejantes,
onde o meu olhar se detém.
Este é o rio de onde emergi para a vida
quando o sol nascente reluzia nas suas águas
um despertar precoce.
Este é o rio que ecoa nas suas margens
os ecos dos meus afectos, que persistirão no tempo.
Este é um rio intemporal que, no silêncio da noite,

guarda prantos e segredos sob o olhar das estrelas

Rio Tejo
Graça Pires, nossa grande poetisa  do Blogue Ortografia do Olhar comentou a propósito: «Como disse Alberto Caeiro "O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia"... E como dizes tu: "Este é o rio que ecoa nas suas margens os ecos dos meus afectos, que persistirão no tempo...

Um  poema.... que me diz que muitas vezes esse rio nasceu dentro dos teus olhos...»

Graça captou de forma sublime o  sentimento que me liga ao meu rio azul, espelho do céu que Deus criou e me ofereceu como uma enorme dádiva.

Parabéns, Rosélia, pelo  7º Aniversário do Espiritual Idade e que Deus pela acção do Espírito Santo a continue a iluminar e a abençoar nessa sua tão digna  e meritória missão de evangelizar.

10 comentários:

  1. UAU! Ficou linda a tua participação e teu rio é lindo! Belo poema e as palavras da Graça idem.

    Gostei muito! Parabéns pra Rosélia! bjs, às duas,chica

    ResponderEliminar
  2. Linda mesmo a sua participação, Ailime!
    O seu rio é cheio de encantos e merece mil versos e cantos...
    Parabéns à Roselia...
    Beijinhos e uma semana de paz...

    ResponderEliminar
  3. Que bonito. Tivestes muita sensibilidade neste poema e homenagem à amiga Rosélia e seu blog. Boa semana, bjs

    ResponderEliminar
  4. Lindo Ailime!
    Adorei a sua participação,eu também estou participando.
    Bjs e uma linda semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, querida Ailime!
    Já estou me emocionando por aqui... sabia que não seria diferente nem na sua particpação como nas demais dos amigos que, ao longo de 7 anos, vem trazendo dias azulados ao meu coração como o Rio Tejo, que um dia anseio em conhecer, traz a vc, com toda razão: amor à Patria e por beleza natural imensa...
    Seu rio Tejo torna-se um Espaço Sagrado seu e só seu até... lindo demais!
    Até a próxima semana se Deus quiser!
    Sua participação me fez muito feliz, obrigada de coração...
    Seja muito feliz e abençoada sempre!
    Bjm fraternos e, azuladamente, festivos

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Ailime, como não se emocionar com tão bela escrita? Adorei e Rosélia nem se fala!Desejo a ambas um rio sempre azul de felicidades!Abração também!

    ResponderEliminar
  8. Olá querida Ailime! Que beleza de poema onde retrata o seu amor pelo Rio Tejo e que linda paisagem o cerca bem como ele próprio com o seu percurso tão azul e encantador! Linda participação, amiga!
    A Roselia merece esse carinho tão imenso!
    Bjs pra vcs, duas amigas queridas! ❤️❤️

    ResponderEliminar
  9. Que linda e emocionante participação, Ailime querida
    Deixo um beijinho carinhoso para você e Rosélia
    Verena e Bichinhos.

    ResponderEliminar
  10. Muito bonito!

    beijinhos e muita paz de Cristo

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime