10 janeiro 2016

Baptismo do Senhor

«A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projecto salvador de Deus. No Baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Jesus fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado, empenhou-Se em promover-nos para que pudéssemos chegar à vida plena.»

Das leituras de hoje partilho alguns excertos:

De Isaías (Is 42,1-4.6-7)


Diz o Senhor: 
«Eis o meu servo, a quem Eu protejo,
o meu eleito, enlevo da minha alma.
Sobre ele fiz repousar o meu espírito,
para que leve a justiça às nações».
(Actos 10, 34-38)
Pedro tomou a palavra e disse:
«Na verdade,
eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas,
mas, em qualquer nação,
aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável.
Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel,
anunciando a paz por Jesus Cristo, que é o Senhor de todos».

 
Salmo 28 (29)
O Senhor abençoará o seu povo na paz.
Tributai ao Senhor, filhos de Deus,
tributai ao Senhor glória e poder.
Tributai ao Senhor a glória do seu nome,
adorai o Senhor com ornamentos sagrados.

A voz do Senhor ressoa sobre as nuvens,
o Senhor está sobre a vastidão das águas.
A voz do Senhor é poderosa,
a voz do Senhor é majestosa.

A majestade de Deus faz ecoar o seu trovão
e no seu templo todos clamam: Glória!
Sobre as águas do dilúvio senta-Se o Senhor,
o Senhor senta-Se como rei eterno.

 
Evangelho – Lc 3,15-16.21-22
João tomou a palavra e disse-lhes:
«Eu baptizo-vos com água,
mas  vai chegar quem é mais forte do que eu,
do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias.
Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo».
Quando todo o povo recebeu o baptismo,
Jesus também foi baptizado;
e, enquanto orava, o céu abriu-se
e o Espírito Santo desceu sobre Ele
em forma corporal, como uma pomba.
E do céu fez-se ouvir uma voz:
«Tu és o meu Filho muito amado:
em Ti pus toda a minha complacência»
  
Prece
Dou graças ao Senhor que pelo Baptismo me tornou sua filha adoptiva pela acção do  Seu Santo Espírito. Que eu saiba merecer esse dom transportando para a minha vida de forma consciente a minha condição de baptizada no testemunho  fiel da Sua Palavra (Ailime).
  ::::::::::::::
Desejo-vos um bom domingo.
O meu abraço na paz de Cristo.

Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos

5 comentários:

  1. Ailime...textos que engrandecem nosso espírito!
    Resto de bom domingo...bj

    ResponderEliminar
  2. Ailime...textos que engrandecem nosso espírito!
    Resto de bom domingo...bj

    ResponderEliminar
  3. Diz-se que o presépio só se deve desmontar no dia seguinte à Solenidade do Baptismo de Jesus, mas eu desmontei hoje o meu :-(
    Soube bem aqui vir e ler.
    Beijo e bom resto de domingo!

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso querida amiga o Baptismo um sacramento de iniciação da vida cristã que recebi e o renovei com o crisma ,muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, Ailime!
    É lindo o batismo do nosso Jesus! Ele veio ao mundo e deixou o modelo/exemplo p os nossos passos da vida cristã.
    Gostei das passagens bíblicas.
    Bjs

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime