22 agosto 2014

Delicadezas de Deus



Participando na BC do Aniversário do Blogue Espiritual Idade da querida amiga Rosélia a quem estou muito grata pelo convite para tomar parte desta festa tão especial partilho alguns excertos retirados do Livro “Se tu soubesses o Dom de Deus” – Ensaio sobre Oração - do sacerdote Jesuíta Luís Rocha e Mello.

Os toques (delicados) de Deus

«O discernimento é a sabedoria interior que dá a entender a ação de Deus no crente que ora, dizíamos: entendimento impossível ao homem natural, mas possível a quem se deixa mover pelo Espírito de Deus.
Ora Deus nunca está ocioso na santificação daqueles a quem ama: a sua ação é contínua, mesmo que não se dê por ela! A distinção feita entre vida e experiência mística é importante para entender que Deus não se esquece de quem ora, mesmo quando parte da sua vida é passada no chamado «silêncio de Deus». A sua ação «é às vezes tão subtil e delicada, sobretudo quando é mais pura…que a alma não consegue vê-la nem a sente». Outras vezes, mais raramente, a presença e ação de Deus fazem-nos experimentar através de «moções» (Santo Inácio) ou «toques divinos» (São João da Cruz e Santo Inácio).
...
Numa primeira fase, os toques de Deus abrem na alma o apetite para as coisas divinas;
Mais tarde ou mais cedo, não se sabe quando, «é próprio de Deus dar verdadeira alegria e gozo espiritual, tirando toda a tristeza e perturbação que o inimigo induz».
Os toques divinos deste jeito são portadores de luz e de harmonia, de paz e quietude.
Mais do que os toques de Deus, em si mesmos, é importante o que deles fica na alma: a unidade e a humildade, ou a paz que Jesus Cristo dá. Deixam selo inconfundível: com a humildade, vai crescendo a serenidade, a paciência, a fortaleza na fé e tudo o que diz respeito à caridade fraterna... Deixam marca de verdade que liberta, e criam personalidade unificada, capaz de se esquecer de si e de se entregar no serviço dos outros. Se deixassem turbulência, vaidade, ou qualquer forma de desequilíbrio, não viriam de Deus.
Nada é definitivo, no entanto Deus atua e o processo está em curso, com alternâncias que vão das consolações às noites escuras, necessárias também à santificação da pessoa. A união com Deus, em Cristo ressuscitado, passa pela união com o Cristo crucificado. Nada é definitivo, nesta vida, muito menos a luz que o homem sente na alma; mas o que fica dessa luz pode chamar-se definitivo, se não houver mudança de rumo; pois o que o Senhor dá não o tira!»


Esta é a minha participação!

Parabéns, Rosélia, pelo 5º Aniversário do Espiritual Idade desejando que continue o seu trabalho evangelizador que tanto me tem ajudado a crescer na Fé! Bem-haja!
Abraços fraternos
Ailime

21 agosto 2014

Olhar

Olho à minha à volta e reparo com alguma mágoa que o tempo no tempo parou.
As mesmas atitudes, as mesmas prepotências, as mesmas incompreensões, a falta de caridade, a falta de amor por parte de quem tem responsabilidades.
O egocentrismo e a falta de compaixão; ontem como hoje sinto que muitas coisas ainda não mudaram.
Rebusquei algo que escrevi há cinco anos e desculpem-me, mas não resisti a partilhar de novo como se tiveste escrito hoje. Gostaria de viver, conviver num mundo onde a entreajuda  e o respeito pelo outro fosse uma constante e onde os interesses pessoais não se sobrepusessem aos valores éticos que deveriam conduzir as pessoas.
Eu não posso mudar o mundo mas não vou deixar que o mundo me mude naquilo que acho essencial: na minha dignidade e no carinho que nutro pelos irmãos que me rodeiam.



Senhor ensina-me a contemplar cada outro
com os Teus olhos misericordiosos.
Senhor ensina-me a transmitir paz
a todos quantos me cercam.

Senhor ensina-me a que não me feche em mim
para difundir alegria, serenidade e compreensão
a todos os que se cruzam comigo.

Senhor ensina-me a despojar-me dos meus bens
 a reparti-los com os que mais necessitam.

Senhor ensina-me a entender os outros
quando estou num lugar de poder
e concede-me a Tua Sabedoria
para não os humilhar.

Senhor ensina-me a viver neste mundo
onde os bens superficiais imperam
e onde a espiritualidade é apenas palavra vã.

Senhor ensina-me a agradecer-Te
tudo o que de bom me concedeste:
a minha família,
os meus amigos,
a natureza majestosa,
que na Tua generosidade me ofertaste!

Senhor ensina-me a amar tudo e todos,
como Tu me amaste.
Senhor ensina-me a nada ser
para fazer a Tua vontade.

(Reposição de texto escrito
 em 09.05.2009)
Ailime
21.08.2014
Imagem Google