01 novembro 2010

Solenidade de Todos os Santos

Hoje a Igreja celebra a festa de Todos os Santos, de todos os discípulos de Cristo cujo testemunho serve de modelo a todos os baptizados.

Dos textos que hoje vão ser proclamados escolhi para partilhar com todos vós "As bem - aventuranças" do Evangelho de S. Mateus:

«Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados os humildes,
porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que choram,
porque serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça,
porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa,
vos insultarem, vos perseguirem
e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.
Alegrai-vos e exultai,
porque é grande nos Céus a vossa recompensa».
Mt 5,1-12
(Bíblia Sagrada)

"As bem-aventuranças são um código de comportamentos, são um hino à liberdade, são um convite responsável à felicidade verdadeira.
Para cada um ser santo tem de ter um coração de pobre (Mt 5,3), um coração que perdoa, um coração sincero, um coração humilde e simples, um coração que constrói a paz.
Os cristãos mesmo no meio da perseguição ou do sofrimento são chamados a ser felizes"-
(Mons. Vítor Feytor Pinto)

“Aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai'' (Jo 14,12).

Os santos são a prova viva da realização desta promessa, e ajudam a crer que isto é possível mesmo nos momentos mais difíceis da história».
Fruto da conversão realizada pelo Evangelho é a santidade de muitos homens e mulheres do nosso tempo; não só daqueles que foram proclamados
oficialmente santos pela Igreja, mas também dos que, com simplicidade e no dia a dia da existência, deram testemunho da sua fidelidade a Cristo. Como não pensar aos inumeráveis filhos da Igreja que, ao longo da história do continente europeu, viveram uma santidade generosa e autêntica no mais recôndito da vida familiar, profissional e social? «Todos eles, como “pedras vivas” aderentes a Cristo “pedra angular”, construíram a Europa como edifício espiritual e moral, deixando aos vindouros a herança mais preciosa. O Senhor Jesus havia prometido: “Aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai'' (Jo 14,12). Os santos são a prova viva da realização desta promessa, e ajudam a crer que isto é possível mesmo nos momentos mais difíceis da história». [nº 14 da Exortação Apostólica Ecclesia in Europa de João Paulo II
(Textos de apoio: Liturgia diária e Agência Ecclesia).

Neste dia,  Senhor, peço-Te que me ajudes a despojar-me do meu orgulho, das minhas incompreensões, dos meus preconceitos, para que agindo de acordo com a Tua vontade  possa ir construindo a minha vida ao jeito daqueles que sempre foram testemunhas fiéis dos teus ensinamentos.
Ailime
01.11.2010
Imagem cedida gentilmente pela Net