01 maio 2008

Uma palavra aos emigrantes


Para os portugueses que, pela precariedade de emprego existente no nosso país, porque os governantes não pretendem criar condições para os manter ligados ao desenvolvimento do mesmo ou por outro motivo ((qualquer (?)), se encontram a trabalhar em outras paragens distantes das suas famílias, dos seus amigos e, em especial para o meu filho S., deixo aqui neste meu humilde cantinho, um grande beijo de saudade, pedindo para todos a protecção divina!
Deste lado os nossos corações (o meu coração) estarão sempre a palpitar e a desejar que um dia Portugal se transforme num "imenso Portugal", como disse o poeta (Chico Buarque) e possa albergar todos aqueles que vão para outros países, outros continentes, procurar os seus ideais numa tentativa de concretizar os seus sonhos...
Que nunca desistam, nós continuaremos a esperá-los!...
Abraço apertado!
Emília

(Ailime)

30 abril 2008

Neste dia 1º de Maio, para todos, um voto de ESPERANÇA!

"História do 1º de Maio "

"No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.
Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua. Foi este o resultado desta segunda manifestação.
A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.
Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.
Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.
No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.
Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio."

In " http://clix.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4497"

"Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT."

InWikipédia"